Seguidores

terça-feira, 25 de junho de 2013

Como fazer uma revisão básica

Uma revisão básica do carro é uma tarefa que deve ser feita periodicamente, pelo menos uma vez a cada 15 dias. Isso irá ajudar a manter o bom estado do seu carro e pode evitar problemas indesejados. Lembrando  que uma revisão básica não substitui as revisões indicadas pelo fabricante do veículo e sim complementa .

Veja abaixo como fazer você mesmo a revisão básica do seu carro.


Lista de Itens a serem revisados:

Água do Radiador
Este é um item muito importante que deve ser checado periodicamente, pois a consequência da falta de água no radiador do carro é o superaquecimento do motor que provoca sérios danos ao mesmo.
Todo reservatório de água do radiador de um carro possui um marcador que indica o nível mínimo e o nível máximo de água. Verifique se a água do radiador não está abaixo do nível mínimo e nem acima do nível máximo. O ideal é que a água esteja exatamente no nível máximo ou entre o nível mínimo e máximo. Lembrando que esta verificação deve ser feita com o carro com o motor frio, de preferência pela manhã quando o carro ainda não foi ligado nenhuma vez.
Atenção! somente abra o reservatório de água do radiador quando o carro estiver com o motor frio, pois quando o motor está quente a água fervente pode espirar para fora do reservatório e causar queimaduras sérias.

Nível do Óleo do Motor
Outro item muito importante é o óleo do motor. A falta ou excesso do mesmo pode causar sérios danos ao motor.
Para verificar o nível do óleo procure a vareta de medição do óleo, que fica espetada normalmente perto do bloco do motor do carro. O ideal é que o óleo esteja no nível máximo do marcador, caso não esteja providencie a troca do mesmo. Lembrando que esta verificação deve ser feita de preferência de manhã quando o carro ainda não foi ligado nenhuma vez. Caso você tenha ligado o carro, aguarde pelo menos uns 30 minutos após desliga-lo para fazer esta verificação.

Vareta de verificação do nível do óleo do motor.
A bolinha próxima da ponta representa o nível mínimo e a bolinha mais distante da ponta representa o nível máximo.
Vareta de verificação do nível do óleo do motor

Atenção! caso o seu carro esteja com o óleo abaixo do nível máximo não adicione óleo para se alcançar o nível máximo, pois a mistura de óleo novo com óleo usado pode causar danos ao motor. Neste caso o melhor a se fazer e trocar todo o óleo do motor.
Estado do Óleo do Motor
O óleo para motor possui um prazo de validade que pode ser uma quantidade de quilômetros rodados ou uma data de vencimento em que o produto perde a eficácia.
Normalmente em toda troca de óleo é pregado no para-brisa do seu carro um adesivo que indica a quilometragem em que o óleo deve ser trocado novamente. Nunca ultrapasse esta quilometragem e sempre quando for realizar uma troca de óleo verifique na embalagem o prazo de validade do mesmo, se estiver próximo do vencimento recuse o óleo.

Filtro de Ar
O filtro de ar é responsável por impedir que entre sujeira no motor do carro. Com o tempo a sujeira vai se acumulando no filtro, impedindo o fluxo normal do ar e isso causa perda de potência do motor, pois se o seu carro não estiver "respirando" adequadamente ele não vai poder desenvolver todo o seu potencial.
Sempre verifique o estado do filtro de ar, e caso você perceba que existe acúmulo de sujeira providencie a troca.

Filtro de ar do carro.
Filtro de ar do carro

Estado dos Pneus
Pneus carecas são os grandes causadores de acidentes. A medida que os pneus vão se desgastando o carro vai perdendo a aderência, o que aumenta a possibilidade de você perder o controle do carro, principalmente na chuva.
A grande maioria dos pneus possui um marcador, conforme mostrado na imagem abaixo, que indica o momento da troca. Quando a superfície do pneu estiver no mesmo nível do marcador significa que chegou a hora de trocar os pneus.

Marcador do pneu em destaque.
Marcador do pneu

Calibragem dos Pneus
Sempre mantenha os pneus do seu carro calibrados, isso ajuda a economizar combustível e evita que você perca o controle do carro.
Verifique no manual do seu carro quantas libras o fabricante recomenda, mas caso você não tenha o manual uma indicação "genérica" seriam 30 libras em cada um dos  pneus.

Pneu de Estepe
Não se esqueça de verificar também o pneu de estepe, se ele não está careca e principalmente a calibragem do mesmo, pois com o tempo o ele vai esvaziando.

Reservatório de Água do Esguicho do Para-brisa
Sempre mantenha abastecido o reservatório de água do esguicho do para-brisa, pois ele auxilia na limpeza do mesmo, melhorando sua visibilidade.

Faróis
Verifique se o farol e o farol alto estão funcionando. Verifique também se os faróis não estão desregulados, para isso coloque o carro de frente a uma parede, ligue os faróis e verifique se a iluminação dos faróis apontam para a mesma direção. Caso eles estejam desregulados procure uma oficina mecânica para regula-los, pois além de prejudicar a sua visibilidade noturna você pode prejudicar também outros motoristas.

Farol.
Farol

Lanternas Traseiras
Verifique se as luzes de freio, as setas, o pisca alerta e as lanternas estão funcionando corretamente.

Lanterna traseira.
Lanterna traseira

Itens de Segurança
Verifique se os itens de segurança listados abaixo estão todos íntegros.
  • triângulo de sinalização;
  • macaco para a troca de pneus;
  • chave de roda para a troca de pneus;
  • extintor de incêndio (verifique o nível e a data de validade).

Itens básicos de segurança para carros.
Itens de segurança básicos para carros

Freios
Se ao pisar no freio você escutar algum barulho ou sentir que eles perderam um pouco da eficiência procure uma oficina mecânica, pois provavelmente você terá que trocar as pastilhas de freio e talvez os discos do freio e o fluído de freio.

Conjunto de freio a disco.
Freio a disco

Lembrando que esta é uma revisão preventiva básica para ajudar a manter o bom estado do seu veículo e não substitui as revisões recomendadas pelo fabricante do seu veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário