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sábado, 9 de março de 2013

válvula termostatica


Válvula termostática



A função do termostato consiste em impedir a passagem da água fria vinda do radiador controlando  a temperatura do sistema de arrefecimento. Utilizam-se dois tipos de termostato: o de fole (obsoleto) e o de elemento de cera. O primeiro é constituído por uma cápsula em forma de sanfona cilíndrica, de chapa de metal extremamente delgada, contendo um fluído volátil.

O termostato de elemento de cera compõe-se de um diafragma de borracha rodeado por cera e com uma haste em forma de lápis. A cera está contida numa cápsula estanque de latão em contato com a água. Enquanto a cera está fria, a válvula permanece fechada e a água não pode circular entre o radiador e o motor. Quando a cera aquece, derrete-se e expande-se, empurrando a cápsula para baixo, abrindo assim a válvula.

funcionamento 
quando ligamos o motor a água esta fria e a válvula está fechada vedando a passagem de agua do motor para o radiador quando a água do motor chega em aproximadamente 90° a válvula se abre fazendo assim uma troca de calor com a água do radiador que por sua vez através  de um interruptor térmico (cebolão) e uma ventoinha resfriam está água quente que estava no motor iniciando o ciclo novamente 

Cebolão

  


muitos mecânicos optam pela retirada dessa válvula.
o que acarreta alguns problemas 
*aumento do consumo de combustivel
*maior desgaste das peças moveis do motor
*maior cavitação e oxidação do cabeçote e do bloco do motor
*o carro trabalha com baixa temperatura em rodovias e auto 
estradas


em caso de mal funcionamento na válvula troque-a ao invés de deixar sem e use sempre aditivo.




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