dentro dos cilindros
As velas de ignição gastas podem acarretar diversas falhas ao motor
*perda de potencia
*falha em baixas ou altas rotações
*consumo elevado de combustível
*pre ignição (motor grilando)
*dificuldade nas partidas
diferenças de uma vela gasta e uma nova
Veja alguns defeitos que as velas podem apresentar e as principais causas:
1 - Normal - O pé do isolador apresenta-se amarelo-cinza ou marrom claro. Motor em boas condições - índice térmico da vela correto. |
2 - Fuliginosa (carbonização seca) - O pé do isolador, os eletrodos e a cabeça da vela ficam cobertos por uma camada fosca de fuligem preto-aveludada seca. A principal causa é a mistura rica de ar/combustível. |
3 - Resíduos leves de chumbo - Resíduo amarelo-escuro no isolador. O pé do isolador coberto com uma fuligem amarelo-clara de aspecto fosco e brilhante. Causado por aditivos antidetonantes no combustível. |
4 - Resíduos ou impurezas - Camada cinza grossa no pé do isolador, na camada de aspiração e no eletrodo-massa, de estrutura fofa e cheia de escórias. As causas são aditivos do óleo e do combustível que deixam resíduos na câmara de combustão e na própria vela. |
5 - Superaquecimento - Eletrodo central fundido parcialmente. Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência de uso de vela muito quente |
6 - Eletrodos central e massa fundidos - Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência, por exemplo, de uso de vela muito quente. |
7 - Desgaste excessivo do eletrodo central (erosão) - acontece quando passa do tempo de fazer a revisão recomendada para a troca. |
8 - Desgaste excessivo dos eletrodos massa e central (corrosão) - causados por presença de aditivos corrosivos no combustível e óleo lubrificante. |
9 - Pé do isolador trincado - causado por pressão no eletrodo central como conseqüência do uso de ferramentas inadequadas na regulagem da folga. |
10 - Mancha corona - Surgimento de uma mancha escura no isolador cerâmico da vela de ignição. É causado por aderência de pequenas impurezas à região do isolador junto à carcaça, formada por conta de um campo elétrico próximo à extremidade de um condutor sobrecarregado. |
GRAU TÉRMICO
Toda vela tem a função de dissipar calor através dessa dissipação é dado o grau térmico de cada vela
Quanto maior for a dissipação de calor mais fria a vela será .
TIPOS DE VELAS
velas de iridium
Melhora na combustão através da melhor ignibilidade
A nova vela de ignição NGK IRIDIUM IX com corte cônico no eletrodo lateral e com eletrodo central fino, minimiza o efeito extintor e permite uma excelente expansão da chama durante a combustão.
Eletrodo central com 2 degraus
A vela NGK IRIDIUM IX possui um eletrodo central patenteado com dois degraus, proporcionando uma melhor característica de anti-carbonização sob todas as condições de funcionamento do motor. Os dois degraus do eletrodo central facilitam uma microdescarga secundária que queima o carvão depositado assim que ele se forma.
Redução da voltagem requerida
O eletrodo central fino e o corte cônico do eletrodo lateral aumentam a força do campo elétrico formado na região da folga, reduzindo a voltagem requerida para o início da centelha. Obtém-se assim, uma melhor partida a frio e respostas mais rápidas durante a aceleração.
multiplos eletrodos
Múltiplos Eletrodos
São velas com dois, três ou quatro eletrodos laterais, o que proporciona alta durabilidade e menor possibilidade de falhas.
Além disso, possuem um resistor que visa reduzir (atenuar) a interferência eletromagnética (RFI).
Além disso, possuem um resistor que visa reduzir (atenuar) a interferência eletromagnética (RFI).
Claudio gostei muito de seu blog me identifico muito ,pode usar minhas postagens qualquer dúvida entre em contato até mais.
ResponderExcluirvaleu Aldo se vc permitir gostaria de por o seu blog como parceiro do sos automovel
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