Seguidores

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Chave Codificada o que é e como funciona ?

Nos  veículos mais antigos a chave só era um jeito mais facil de ligar um carro , pois voçe podia fazer uma ligação direta , fazer uma mixa com serra de aço , as vezes até usar uma chave parecida com a do seu veiculo que dava certo.

Hoje em dia a coisa mudou .  A chave é também  um item de segurança contra furto, graças a um conjunto Imobilizador, chip (trasnsponder), antena ,luz de anomalia
 e o modulo de injeção


Ao girar a chave no contato é emitido um código , através de uma pequena antena que fica junto ao tambor da chave  ao imobilizador , esse por sua vez verifica o código se estiver correto envia um sinal ao modulo de injeção a luz de anomalia se apaga liberando o funcionamento do carro 


                                               Antena do imobilizador


Transponder com antena integrada 




 Chave com chip em corte                                                               Transponder sem antena integrada

                                                                                                               






O funcionamento é como um quebra cabeça que falta uma peça , essa peça está no transponder o chip que fica dentro da chave.
 Caso a peça não se encaixe o carro não funcionara

isso dificultou muito o roubo de carros , em contra partida aumentou o roubo em semáforos  onde o bandido rende a vitima com a chave na mão. 

O código vem descrito em uma etiqueta na chave reserva no caso de precisar fazer copias 

Caso queira fazer uma copia da chave codificada sai + ou -  R$ 500 em quanto a chave dos carros antigos R$20
Obs: Procure um chaveiro de confiança para não correr o risco do seu carro ser roubado com uma copia da chave 

28 comentários:

  1. Sem Contar que as Montadoras a cada ano atualizam esse sistema imobilizador e transponder para aumentar ainda mais a segurança contra furto dos veiculos por que os ladrões também tem se atualizado para terem exito em suas ações!!

    ResponderExcluir
  2. QUAL FONTE DE ENERGIA É USADA PARA ALIMENTAR O TRANSPONDER?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade nenhuma, o transponder funciona como uma tag rfid, ou mifare, onde apenas tem um código que é lido pelo carro.

      Excluir
    2. A grosso modo, quando você compra um produto no supermercado, eles usam um scanner para ler o código de barras e no computador tem todas as informações sobre aquele produto: preço, peso, data de validade, etc. O funcionamento do carro é semelhante: a informação do código da chave fica gravada no módulo eletrônico (computador do carro) e ao girar a ignição, esse computador do carro envia um sinal de rádio na frequência (ou canal) da chave e a chave "entende" que o computador está pedindo o código. Então a "chave" responde, por meio do mesmo canal de radiofrequência, enviando o código que está gravado dentro do chip que foi colocado nela (por exemplo o código: 1001101101), esse código tem que ser igual ao código que está gravado dentro do módulo eletrônico do carro, caso contrário o motor não funciona e, inclusive, o alarme pode disparar, pois o computador do carro, se for dos bons, "pensa" que é ladrão.. No caso das chaves, a energia é transformada na hora que o computador do carro envia o sinal de rádio pedindo o código, o sinal de rádio bate naquela bobina fios fininhos enrolados que você vê no invólucro de vidro em série com um capacitor (formando uma antena), e isso faz gerar energia suficiente para funcionar a façanha.

      Excluir
    3. Pelo campo magnético gerado pela antena do módulo de leitura que além de receber o código enviado pelo chip, induz uma corrente elétrica capaz de alimentar esse chip.

      Excluir
  3. Se minha chave quebrar e eu mandar fazer outra e colocar o transponder da antiga daria certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza muitas pessoas afim de nao gastar dinheiro quando quebram apenas a chave fazem copias simples e fixam a chave quebrada na copia e o carro funciona normalmente

      Excluir
  4. Sim pois eu tinha corsa 98 era codificado
    A chave quebrou quando o frentista abriu a tampa combustível a reserva quer eu tinha mandado fazer não funcionou
    Foi quando Colfer meu chaveiro informou quer era codificada
    Necessariamente não eh preciso o trsponder estar na chave mais sim próximo deixei mesmo chaveiro quer a quebrada. E o carro funcionou normalmente

    ResponderExcluir
  5. to precisando de um modulo de injeção completo com antena transponder comutador e chave sabe me dizer onde encontro para o celta 2008 flex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercado livre tem de monte porem prucure um vendendor que more proximo de vc pois se der quaquer problema fica mais facil resolver

      Excluir
  6. boas alguem me sabe disser como mando fazer uma chave codificada sem o código pois só tenho uma e não sei o código

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia vc tem q levar o veiculo no chaveiro e com um escanner ele vai descobrir o codigo
      Sabendo o codigo ele faz a copia da chave e usa um chip virgem pra codificar junto ao imobilizador em media custa 600reais

      Excluir
    2. è seguro fazer chave no chaveiro sem o código?

      Excluir
  7. quebrei o vidro protetor do transponder por isso o carro não funciona

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, alguém pode me dizer como consigo outra chave com chip já que a minha quebrou e ue recoloquei em outra simples, agora não funciona.. p/ carro corsa joy 2005

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quebrou so a chave vc pode transferir o chip de uma para outra mas se deu pau no chip dai so um chaveiro pra resolver seu problema

      Excluir
  9. HOJE MEU CARRO ESTANCO NO MEIO DA VIA E NAO QUIS MAS FUNCIONAR DAVA NA PARTIDA SO QUE ELE NÃO PEGAVA AI EU VIM OBSERVAR QUE A LUZ DA CHAVINHA NO PAINEL NÃO APAGAVA COMO DE PRASTE DISSERAM QUE O CHIP DA CHAVE TINHA QUEIMADO
    ISSO É POSSIVEL QUEIMAR O CHIP E O CARRO ESTANCAR OU ELE TERIA QUE FICAR FUNCIONANDO NORMAL

    ResponderExcluir
  10. O TRANSPONDER DA MINHA CHAVE DANIFICO E EU NAO TENHO CHAVE RESERVA MEU CARRO É UM PALIO 2003 AGORA NAO FUNCIONA SERA QUE TERIA COMO DESCODIFICAR O CARRO PARA ELE FUNCIONAR NORMAL ATE QUE EU FAÇA OUTRA CHAVE CODIFICADA

    ResponderExcluir
  11. HOJE MEU CARRO ESTANCO NO MEIO DA VIA E NAO QUIS MAS FUNCIONAR DAVA NA PARTIDA SO QUE ELE NÃO PEGAVA AI EU VIM OBSERVAR QUE A LUZ DA CHAVINHA NO PAINEL NÃO APAGAVA COMO DE PRASTE DISSERAM QUE O CHIP DA CHAVE TINHA QUEIMADO
    ISSO É POSSIVEL QUEIMAR O CHIP E O CARRO ESTANCAR OU ELE TERIA QUE FICAR FUNCIONANDO NORMAL

    ResponderExcluir
  12. olá, um veículo pode ser descodificado para funcionar se chave codificada, gostaria de saber.

    ResponderExcluir
  13. Ola, na Terça minha chave quebrou do lado perto da parte metalica e so fiquei a saber sobre isso de chave codificada agora, desconfio que o lado que quebrou é onde estava o code. Meu carro não pega ate hj. O q posso fazer? Por favor me ajude o q faço? Posso tratar disto em casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Troquei minha ecu de uma zafira por uma usada mas agora minha carrinha pega nas depois vai logo a baixo e nao tenho a chave da ecu que puz ...

      Excluir
  14. Como saber que o transponde parou de funcionar? Chave reserva sem uso e não liga o carro.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,
    Então para se fazer uma cópia do transponder eu terei que usar um Codificador clonador programador de chaves?

    ResponderExcluir