Seguidores

terça-feira, 9 de abril de 2013

Queima da bobina da kombi 1.6



Esta Kombi 1.6 Mi (MP9.0) foi socorrida na rua por um mecânico que constatou a falta da centelha na bobina de ignição e tendo uma nova e original em mãos, tratou logo de coloca-lá, fazendo assim com que o veículo em questão conseguisse chegar até a oficina, com uma distância de quase 1 Km onde o defeito novamente ocorreu.
Diagnóstico: Ao tomarmos conhecimento do fato, testamos a primeira e a segunda(nova) bobina de ignição: estavam ambas queimadas. Então de posse do diagrama elétrico, iniciamos os testes no sistema de ignição com um multímetro digital:
Terminal 1 da bobina fio preto: havia 12V (+) ao ligar a chave de Ignição (sem dar a partida);
Terminal 2 da bobina fio verde: testamos a continuidade para ver se não estava interrompido o fio. Este vai até o pino 24 da Central de injeção.
Terminal 3 da bobina fio marrom: este fio é o aterramento (-) da bobina.
Os teste no sistema de ignição não apresentaram problemas.
bobina da vw kombi 1.6 queimando direto.Solução: Estando tudo em ordem, enviamos a central para um local especializado em centrais de injeção eletrônica, onde foi detectado o problema na própria central, que foi reparada e devolvida ao veículo. Outra opção lógica, seria trocá-la. Mas o problema realmente foi resolvido!
Nota: Verifiquei uma Kombi de ano 2006 com a mesma pinagem descrita acima, onde a única diferença era que esta 2006 tinha imobilizador. Kombi destes modelos ao queimar a bobina e após colocar outra no lugar o veículo funciona, observe se não esta havendo um rápido aquecimento da peça. Se isto ocorrer confira fiação, estando ok, mande verificar a central.

6 comentários:

  1. quando temos os valores invertidos, como ex onde é pra ser positivo é negativo, é quando a central, e aterrada sai corrente o que 'pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode esta faltando aterramento na central já aconteceu comigo em um fox
      um dos aterramentos foi rompido por ratos quando coloquei um aterramento na carcaça da central o carro funcionou perfeito

      Excluir
    2. Edilaine o positivo vem do rele principal que é alimentado pelo modulo caso haja falta de alimentação na central seja ela positiva ou negativa o modulo não consegue alimentar o rele que por sua vez não manda positivo para a bobina e quanto ao valores invertidos na verdade é só um retorno da própria central

      Excluir
  2. quando troca a bobina da kombi, a central tem que primeiro reconhecer, ela ficou mais acelerada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é necessário reconhecer a bobina apos a troca ela não é um sensor e sim um atuador o fato da kombi estar acelerada pode ter sido causado na propiá instalação da bobina (alguma mangueira que se soltou por acidente)

      Excluir
  3. INVERTI POSIT E NEGAT DA BOBINA KOMBI 89, POSSO TER QUEIMADO O MÓDULO DE IGNIÇÃO ?

    ResponderExcluir