Seguidores

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Bomba d'água S10 4.3 v6

Hoje na oficina chegou uma S10 com motor v6 para troca da bomba d'água é um serviço relativamente simples porem a dificuldade está em soltar a ventoinha no lugar pois ela gira em falso e exige ferramentas especificas
E como 99% das oficinas não tem a ferramenta apropriada o jeito é improvisar com uma chave de boca 36mm
A chave eu até consegui o problema e que não lembrava pra que lado soltava , horário ou  anti-horário e como nesses casos só da pra soltar dando uma pancada no sentido certo para solta-la , fui atras de saber ao certo pra que lado soltava procurei na internet , perguntei a alguns mecânicos e pra minha surpresa as opiniões  foram  contraditórias , foi então que fiquei confuso e resolvi tirar a bomba completa  ( deu um puta trabalho )









 com a bomba fora prendi ela na morsa e soltei , agora eu sei ela solta anti-horário ou seja você de frente para o carro solta-se girando para a esquerda , na frente da ventoinha tem uma setinha  e no mesmo sentido dessa seta
 




Vazamento pelo retentor causado por limalhas de ferro que se soltam do bloco e grudam nas mangueiras .
 

8 comentários:

  1. legal amigo fes um bom trabalho
    ja fi o msm foi tensso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pela visita
      realmente esse serviço é tenso mesmo

      Excluir
  2. Obrigado, Eu nunca ia conseguir soltar se não fosse este post, tive o mesmo trabalhão e soltei a peça inteira, salvou meu dia.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ter um bom espaço no cofre, mas mesmo assim se torna pouco para o grande Vortec e todos seus componentes. Terei que executar este trabalho esta semana, após uma limpeza completa do sistema de arrefecimento, me apareceram inúmeros vazamentos, o primeiro foi no radiador, que foi substituido, junto com válvula termostática e a mangueira superior, após apareceu vazamento na mangueira inferior e por fim a bomba dágua resolveu vazar tb, vou aproveitar e trocar a ppoly V e o tensor da correia já que vou ter que abrir e tirar a correia para troca da bomba. Muito bom o Post.

    ResponderExcluir
  4. Me salvou! 2 hrs e não consegui tirar

    ResponderExcluir
  5. como devo montar as polia no virabrequim da v6 vortk 4.3

    ResponderExcluir