Seguidores

domingo, 30 de dezembro de 2012

como aumentar a vida útil da bateria



Não deixar a bateria descarregar até o fim e trocar correias e polias do alternador são algumas dicas

A tendência automotiva atual é a fabricação de carros ecológicos, movidos a energia elétrica. Mas é importante lembrar que todos os automóveis possuem componentes elétricos, alimentados pela bateria: motor de partida, sistemas de ignição e injeção, som, faróis. Cuidar da bateria e do alternador - que a recarrega - significa eficiência, segurança e economia.


Embora bateria e alternador não tenham um tempo de vida predeterminado, a manutenção preventiva pode fazer com que durem cinco anos ou mais. Uma das primeiras dicas nesse sentido é, na verdade, cuidar dos componentes alimentados por energia elétrica, mantendo-os sempre bem regulados e com consumo dentro do previsto pelos fabricantes tanto do carro quanto da bateria.

Outra recomendação é não deixar a bateria descarregar muito, deixando som ou luzes internas funcionando por muito tempo sem ligar o carro. Em geral, a carga dura cerca de duas horas e meia, então o indicado é ligar o veículo por alguns minutos a cada hora para garantir a recarga, já que o consumo - com o som do churrasco, por exemplo -, está constante. Vale lembrar, ainda, que o alarme também consome energia elétrica, e da mesma forma, se o carro for ficar muitos dias sem uso, é importante ligá-lo para não deixar a carga de a bateria acabar.
As condições climáticas entram na lista de fatores que influenciam a duração da bateria. Por funcionar a partir de reações químicas, seus componentes sofrem maior desgaste quando o tempo está muito quente. Mesmo assim, é o frio que deve chamar mais a atenção do motorista: as baixas temperaturas fazem os constituintes metálicos da bateria se contraírem, o que dificulta a partida do carro. O resultado é um consumo maior de energia. O ideal é fazer uma revisão para garantir que a bateria está em boas condições para enfrentar o inverno.
Alternador 
O alternador - também entendido como a central elétrica do carro - é ligado ao motor do automóvel por uma correia, e transforma a energia mecânica (de movimento) do propulsor em energia elétrica, recarregando a bateria. Por isso, a revisão daquele item deve checar se correia e as polias estão em boas condições ou se precisam ser substituídas. Nesse último caso, atenção: a qualidade dessas peças influencia diretamente na durabilidade do alternador.
Saiba como aumentar a vida útil da bateria e do alternador
Na verificação dos componentes, é importante analisar, também, o regulador de tensão do alternador. Ele controla a quantidade de energia fornecida à bateria, e precisa estar bem ajustado para evitar que a carga seja inferior à necessária.


Consciência ecológica Da mesma forma que outras regulagens no motor e nos sistema de ignição e injeção, manter a bateria e o alternador funcionando como previsto pela fabricante diminui o consumo de combustível e, em consequência, os níveis de emissão do veículo.
Mas a consciência ecológica, no caso da bateria, deve ir além das revisões: no momento da troca, procure uma revendedora ou oficina que envie o item para a reciclagem. O chumbo, principal componente da bateria, pode ser usado na fabricação de novas peças, em vez de poluir o meio ambiente.
(Com informações da Bosch)

Nenhum comentário:

Postar um comentário