Seguidores

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O que é calço hidráulico


Calço Hidráulico é uma situação que ocorre em motores a pistão, ocasionado por entrada de água ou acumulação de óleo no interior da câmara de combustão, impedindo o pistão de comprimir a mistura no seu interior, ocasionando empeno das bielas e consequente travamento do motor.



Durante o funcionamento normal de um motor, o êmbolo (pistão) deverá comprimir uma mistura de ar e combustível no segundo tempo (compressão). Na realidade, o combustível é pulverizado numa massa de ar que tem um volume 12 vezes maior (motor a gasolina) do que o combustível. Isso garante uma mistura praticamente gasosa que é perfeitamente compressível.
Já o combustível em forma líquida não sofre compressão devido as suas características físicas. Sendo assim, se houver uma admissão somente de combustível, o êmbolo não terá como comprimi-lo, formando então um calço entre a cabeça do êmbolo e a câmara do cabeçote que é denominado "calço hidráulico".
Como isso ocorre no momento da compressão, as duas válvulas estarão fechadas, não havendo espaço para fuga.






O calço hidraulico ocorre quando um líquido (água ou combustivel inadequado) preenche as câmaras de combustão formando uma massa que não pode ser comprimida. Ao se acionar a partida os pistões sobem e encontram uma grande resistência. O motor é submetido a um tranco que pode avariar componentes como pistões, bronzinas, bielas ou até mesmo o virabrequim. Uma biela quebrada pode resultar numa trinca no bloco do motor. A água que ingressa no motor normalmente decorre da aspiração que o motor normalmente faz do ar atmosférico, mas que está tomado por água em virtude de enchentes ou alagamentos.
No caso do calço ser ocasionado por mistura de combustíveis, tal fenomeno normalmente ocorre durante a partida pois, o êmbolo estará "ensopado" por um combustível adequado e outro impróprio ao sistema, podendo afetar mais de um cilindro do motor. Quanto a pressão que ocorre durante o calço, depende muito da força exercido pelo êmbolo e do seu diâmetro, uma vez que a pressão é determinado pela força e a área do êmbolo.

   caso o carro esteja desligado durante a enchente não haverá  calço hidráulico mas dependendo do volume da água mesmo assim a parte elétrica sera afetada

3 comentários:

  1. Oi, venho parabenizar a matéria relevante nessa época do ano, onde inúmeros são os motoristas que se deparam com essa situação.

    Onde o problema mais comum em sinistros por enchentes é o temido calço hidráulico no motor a pistão dos veículos, que destrói o motor, gerando ônus e transtornos para proprietários com seguro, e mais complexo ainda para os que não possuem seguro.

    Lembrando sempre que a primeira e principal atitude é preservar a segurança dos ocupantes do veículo, pois a vida não pode voltar por se arrepender e o material pode ser reposto a qualquer tempo!



    Venho com uma informação de utilidade a todos que possuem veículos, pois juntamente com a empresa JM PROJETOS E SISTEMAS desenvolvemos, produzimos e comercializamos a solução definitiva contra o calço hidráulico no motor a pistão dos veículos, um produto inovador, preciso e eficaz, que proporciona comodidade, segurança e economia para proprietários de veículos.

    Nosso produto: MÓDULO INIBIDOR DE CALÇO HIDRÁULICO (mich), tem a função de bloquear a entrada de água no motor a pistão dos veículos, impedindo que ocorra o temido problema do calço hidráulico no propulsor.



    Qualquer dúvida fale conosco!

    E-mail: jaods.santos21@gmail.com

    www.jmprojetosesistemas.com.br

    Att. João Antenor

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de receber mais informações

    ResponderExcluir